quarta-feira, 15 de abril de 2009

Violência doméstica....uma interpretação singular....


"Os conflitos em casa fazem parte do dia-a-dia
de muitos dos mais de 1200 portugueses que inquirimos. Medo, desconfiança na
justiça e falta de informação pesam sobre as vítimas.
O círculo fechado em
que vivem muitas vítimas, homens e mulheres, são um obstáculo para conseguirem
encontrar soluções alternativas para as suas vidas. Mas elas existem. De acordo
com a gravidade da situação, pode-se recorrer à família, a amigos, à polícia ou
às associações de apoio.


As alterações que se anunciam na lei são uma
esperança. A violência entre quatro paredes não é assunto para
ser resolvido pelos familiares envol­vidos: é um crime para
se tratar como tal. Deter o agressor fora do flagrante delito é essencial para
proteger quem está sujeito a ofensas. A capacidade de resposta do poder judicial
tem de ser maior e o sistema agir em tempo útil.


O Estado deve garantir apoio psicológico e
logístico para reconstruírem a sua vida. A falta de informação é frequente. Cabe
às instituições e à po­lícia esse papel. O isolamento a que se votam é um
entrave no acesso à informação."


in DecoProteste


Ao ler este artigo fiquei a reflectir sobre ele...e sobre outros aspectos que estão initimamente ligados a ele...este tema sempre me incomodou um pouco, aliás...revolta-me mesmo..e ainda por cima tenho-me deparado com violência e agressividade nos últimos tempos...o que me assusta bastante...!


Violência doméstia não implica apenas agressão física, pode ser também a forma como se fala, discute e reage a "conversas"...as típicas "discussões familiares" podem levar à violência doméstica sem os envolvidos darem conta!


Tenho medo disso....

Muito medo...


Mas este medo dá-me uma força tremenda que me faz pensar que se um dia estiver numa situação dessas (se Deus quiser não estarei!) terei capacidade psicológica para enfrentar e denunciar e ultrapassar...e o que for preciso!


Eu não compreendo o "amor" que estas vítimas têm para com os agressores.....e o amor por DEUS???

Onde está?

Desse ninguém fala!...e Ele não bate, não maltrata, não ofende, não critica, não despreza,não magoa...NADA!


Mas ainda assim existe "gentinha" que O ignora...que não quer saber Dele...que nem sente amor por Ele...


Sente mais amor pelo desgraçado que lhe dá cabo da aparência física e da sanidade....esse sim! merece muito amor por parte delas (vítimas)!!!!


Sabem uma coisa?


Pobrezinho de quem não tem JESUS no coração!





Foi um desabafo..........

2 comentários:

  1. Ai, gostei!

    Benedita interessada por problemas de cariz social e ainda evangeliza! Ahh, grande mulher! =D

    ResponderEliminar
  2. sabes que quem faz o que faz nao é por ter ou nao Deus no coração ou mesmo para alguns mais leigos... na consciencia!

    ha questões de moralidade que a nossa sociedade desconhece ou vitimiza....
    a questão da violencia domestica existe e adorei o tema... mas quem o faz não é a falta desse Deus... e a falta de personalidade, carisma e amor proprio, basicamente dignidade... essas pessoas não sao humanas

    continua a escrever gosto bem de ler o teu blog...

    ResponderEliminar